A automação de marketing é um conjunto de boas práticas e ferramentas que permitem tornar uma série de processos automáticos. Isso quer dizer que eles poderão ser realizados sem a supervisão humana em tempo integral.
Por meio de um software de automação de marketing, os processos são programados uma única vez por sua equipe e iniciam suas atividades seguindo as regras que foram impostas ao sistema. Por exemplo, enviar o e-mail de boas-vindas “A” toda vez que um usuário se cadastrar para realizar uma compra no seu e-commerce. Ou enviar o e-mail “B” para usuários que realizarem a cadastro na landing page “Y”.
O envio de e-mail marketing automatizado, entretanto, é apenas um exemplo de como a automação de marketing funciona. Na prática, ela pode ser usada para diferentes fins como:
- geração e rastreamento de leads;
- envio de e-mail marketing;
- segmentação da comunicação;
- criação de fluxo de nutrição;
- entre muitas outras finalidades.
Entre os benefícios da automação de marketing que podem ser esperados, estão:
- reduz o tempo gasto com atividades repetitivas;
- aumento da produtividade da equipe;
- gera mais leads qualificados, alcançando um aumento de até 451%;
- otimiza a estratégia de gestão de leads;
- amplia a taxa de conversão;
- aumenta o retorno sobre investimento
- e muito mais.
De fato, algumas pesquisas como a apresentada pela Aberdeen Group Study indicam que a adoção de automação de marketing pode ampliar em 53% as taxas de conversão.
Além disso, segundo pesquisa da Invespcro, a automação de marketing pode ampliar em média 29% da produtividade do setor.
E se tempo é dinheiro, e produtividade é fazer mais coisas em menos tempo, podemos dizer que o aumento da produtividade, permitida pela automação de marketing, gera mais retorno financeiro para sua empresa.
Como a automação de marketing aumenta a produtividade?
Uma das funções mais marcantes da tecnologia, de maneira geral, é permitir o aumento da produtividade. Quando os computadores e a internet se popularizaram, permitiram que o trabalho se tornasse muito mais eficiente.
A comunicação se tornou mais rápida, o compartilhamento de arquivos mais eficaz e a execução das atividades mudou permitindo mais agilidade. Os processos de trabalho se adaptaram a essa realidade, permitindo que tudo fosse realizado muito mais rapidamente.
Ao nos permitir cumprir mais tarefas em menos tempo, a tecnologia ampliou a produtividade das empresas de maneira geral, e isso continua a acontecer com os novos recursos, incluindo a automação de marketing.
Também com a tecnologia, e a sua popularização, as atividades de marketing se multiplicaram, o que ficou ainda mais complexo com a mudança no comportamento do consumidor, que passou a ser mais exigente quanto à experiência que vive com as marcas.
Pesquisas como a da Hubspot, indicam que 93% das equipes de atendimento concordam com a afirmação de que, atualmente, os clientes têm maiores expectativas em relação à experiência que terão com a marca.
Isso exige mais atenção e contato entre empresa e consumidores, e amplia a necessidade de interação e construção de relacionamento. Na prática, demanda mais dos profissionais da área.
E quando falamos sobre exigir mais, não é apenas mais conhecimento, mas também mais tempo na gestão de cada lead e cada potencial cliente.
O resultado é um aumento do volume de atividades repetitivas e uma queda na motivação dos colaboradores, afinal, ninguém quer passar suas horas no trabalho enviando e-mail de boas-vindas para dezenas, centenas ou milhares de leads que chegam na base.
A queda da motivação leva junto a produtividade, afetando os resultados na área.
Menos tarefas mecânicas é sinônimo de mais satisfação
A introdução da automação de marketing reduz a necessidade de realização de atividades mecânicas e repetitivas e aumenta, consequentemente, a motivação dos colaboradores da área, que são realocados para outras atividades que exigem seu conhecimento e aplicação de variadas técnicas.
Segundo pesquisa realizada pela Right Management, foi constatado que funcionários motivados podem produzir até 50% a mais.
Logo, essa é mais uma das razões de como a automação de marketing é capaz de aumentar a produtividade da empresa.
Sem dúvidas, o fato de permitir que os profissionais da equipe possam se dedicar a outras atividades enquanto o software de automação de marketing realiza o trabalho de gestão dos leads, é uma das principais razões para o aumento da produtividade da área.
É possível incluir nessa dinâmica, o fato da automação permitir que uma série de ações sejam realizadas, atividades essas que seriam humanamente impossíveis caso dependessem da gestão manual.
Por meio da automação de marketing é possível criar um fluxo de comunicação mais próximo e segmentado com os leads da empresa, que seria impossível sem a adaptação da tecnologia.
Por meio da pontuação de leads, ou lead scoring, feita pela automação, a qualificação de leads se torna muito mais eficiente. A segmentação também é realizada de forma automática a partir do comportamento de cada lead. Por exemplo, se o lead “Z” recebeu o e-mail “A” e clicou no CTA, ele deve receber em seguida o e-mail “W”, mas se ele não clicou no e-mail deverá receber o e-mail “J”.
Essa linha de relacionamento que a ferramenta permite construir, e que dificilmente poderia ser replicada por humanos de forma manual, dentro de uma estratégia de sucesso de geração e gestão de leads, por exemplo, torna os resultados das ações de marketing mais efetivos, contribuindo, não apenas para a produtividade do setor, mas também para aumento das conversões e do retorno sobre investimento.
Resumindo, a automação de marketing não apenas contribui para a produtividade do setor, mas também traz resultados efetivos de vendas e retornos financeiros, contribuindo para a competitividade de mercado da empresa.
Por isso, mesmo as pequenas e médias empresas, com uma capacidade de investimento menor, deveriam considerar a automação de marketing, que além de ampliar a produtividade gera tantos outros resultados, permitindo inclusive economia em diversas frentes. Pronto para botar a mão na massa? Então bom trabalho e excelentes resultados!
Este artigo foi escrito pela equipe da Lahar, um software de automação de marketing, que oferece funcionalidades como painel de palavras-chave, gestão de redes sociais, fluxo de automação de e-mail marketing e mais.