Táticas de geração de leads que você pode estar ignorando

Pare! Pode ser que sua empresa esteja ignorando, mesmo possuindo recursos para tal, uma série de possibilidades de geração de novos leads. Há muitas técnicas que comprovadamente são capazes de intensificar a geração de leads que algumas empresas simplesmente ignoram – ou por falta de profissionais capazes de lidar com elas ou, ainda mais frequentemente, por falta de uma visão mais sistêmica de seu marketing.

Geração de leads: por onde começar?

Começando com o Facebook

Todas as empresas atualmente mantêm alguma atividade no Facebook. Todas elas sabem que o uso dessa rede social se tornou obrigatório, mas mais do que uma mera presença digital, esse expediente deve ser usado para a geração de leads. Algumas técnicas simplesmente não usadas pela maioria das empresas em seus perfis no Facebook:

  • Avaliação de “likes” e seguidores para construção de estratégias de produção de conteúdo para geração de leads.
  • Realização de concursos para capturar informações de contato de novos clientes em potencial.
  • Inclusão maior de links diretos para blogs corporativos e websites.
  • Botões para assinatura de newsletters e listas de e-mail.
  • Estudo mais individualizado de comentários.

O Facebook é uma ferramenta rica para geração de leads, mas “automatizar” seu uso tem limites. O melhor é sempre optar por uma atuação mais próxima, criando engajamento de leads e absorvendo-os de modo mais eficaz.

Outras redes sociais também possuem oportunidades similares, como o LinkedIn, o Twitter, o Pinterest e outras. Mas encaremos a realidade: poucas são usadas tão frequentemente quanto o Facebook, e nenhuma delas possui quase 2 bilhões de pessoas inscritas e ativas em seus bancos de dados.

O Facebook  ainda permite a um usuário corporativo criar campanhas pagas de modo completamente segmentado. Então a ordem aqui é primeiro compreender quem é seu lead, onde ele está e o que está fazendo na rede, para depois montar campanhas pagas que intensifiquem a geração de leads, com o uso de temas e palavras-chave.

Landing pages

Outro expediente que ficou “na moda”. Landing pages são ferramentas poderosas de geração de leads, mas elas funcionam sob a lógica de cartas de vendas. É preciso criar “promessas” para os clientes e oferecer a eles conteúdo ou brindes em troca de ações – essa ação sendo, por exemplo, a inclusão de e-mails em newsletters ou listas, ou envio de informações em troca de downloads, por exemplo.

As landing pages são um primeiro passo também para a criação de listas de e-mails dinâmicas e vastas, que podem receber estratégias e campanhas mais complexas para geração de leads.

É possível construir boas landing pages com sistemas especializados existentes hoje na internet, e com profissionais especializados em escrita comercial e redação publicitárias, que podem montar textos que levem a uma maior geração de leads.

Feedback e resposta

Comentários de blogs, em redes sociais, fóruns e afins. Sua empresa provavelmente já os utiliza como ferramenta de feedback a respeito de produtos e serviços que ela oferece. Contudo, são poucas as empresas que veem esses fóruns e discussões como possibilidades de geração de leads.

Para criar novos leads a partir desse tipo de ferramenta, é preciso mostrar-se presente. Ofereça auxílio e dicas a dúvidas de usuários, mesmo aqueles que não adquiriram seus produtos e serviços. Sua simpatia e ajuda poderão reverter, num futuro próximo, em pessoas com o perfil para fazer parte de sua clientela.

Fóruns e discussões dificilmente oferecem opções para que você capture dados para criar listas de prospects, porém é sempre possível encaminhar esses leads para páginas ou locais nos quais você pode fisgá-los e mantê-los em seu banco de dados. Tente separar esse ambiente de outros canais de geração de leads online em seu banco de dados – assim é possível medir a eficácia deles e verificar até que ponto seus esforços em manter alguém respondendo dúvidas e lidando com esse canal vale ou não a pena.

O especialista

Sua empresa provavelmente é especializada em algumas áreas que têm relação com os produtos e serviços que ela oferece. A internet, e também eventos e circunstâncias presenciais, são oportunidades fantásticas para geração de leads a partir de especialistas quando sabemos como utilizar essa técnica.

Muitas empresas ignoram essa possibilidade por conta da necessidade de criar conteúdo e material. Os especialistas oferecem aos leads uma visão técnica e especializada de sua empresa, que passa a ser enxergada pelo público como uma autoridade em determinados segmentos.

A participação em eventos e palestras é uma ótima ferramenta para criar esse sentimento. Contudo, ela depende da existência desses eventos, negociações com os promotores dos mesmos e, algumas vezes, até o pagamento de alguns valores ou gastos adicionais com hospedagem, transporte e alimentação. Às vezes esse custo se paga, mas muitas empresas recuam na possibilidade por conta dos gastos.

Já na internet, gastos são bem menores, quando não inexistentes. Buscar oportunidades para colocar seus especialistas à disposição em blogs, colunas e sites especializados é uma ótima maneira de proliferar e divulgar o grau de excelência de seu negócio nas áreas e mercados nos quais ela atua. Tente manter um corpo de profissionais para esse fim, mas também material pronto para postagem em sites de terceiros, referência e downloads

O especialista tem uma função dupla: ele atua na geração de leads, por conta de sua visibilidade e presença, mas também melhora a imagem da empresa como um todo dentro de um mercado.

O céu é o limite

Esbarramos todos os dias com possibilidades novas de geração de leads, mas muitas vezes não nos damos conta disso. A questão toda é o contexto. Muitas situações em nossa vida pessoal ou fora do trabalho apresentam condições fantásticas para a geração de novos prospects e até clientes, mas não as vemos dessa maneira por questões de condicionamento.

Especialmente em tempos de crise, um empresário precisa estar apto a pesquisar e estudar novas táticas de geração de leads onde quer que ele esteja… então que tal começar agora mesmo?

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