O que uma consultoria de CRM poderia fazer por sua empresa? Bom, vamos começar alinhando definições: o que é CRM mesmo?
CRM: Customer Relationship Management, que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente em nosso idioma, é uma maneira de direcionar seu negócio ao cliente, colocando-o como foco de suas atenções, aquele que precisa ser conhecido para que se possam atender suas expectativas com o objetivo de gerar lucro para uma empresa. Concorda?
Bem, partindo deste princípio, repetimos a pergunta:
Como uma consultoria de CRM pode ajudar seu negócio?
Dentre muitas outras atividades, podemos destacar:
- Ajudar a conhecer melhor seu cliente (e suas expectativas)
- Ajudar a usar essas informações para gerar mais lucros
- Ajudar a definir um sistema de CRM adequado para o seu negócio
Vamos entender isso melhor?
Saiba mais: CRM em marketing: estratégia para a lealdade do cliente
Consultoria de CRM auxiliando a vender mais
Muito mais que meramente melhorar seu atendimento ao cliente, uma consultoria em CRM deve ser capaz de ir mais fundo e descobrir como surpreendê-lo sempre!
1- Conhecendo melhor seu cliente
É preciso saber responder a estas 5 perguntas fundamentais:
- Quem quer comprar?
- Que produto seu cliente quer comprar?
- Quando ele quer comprar?
- Quanto está disposto a pagar?
- Que canal quer usar?
Para isso, não se iluda, você vai precisar do auxílio da tecnologia, principalmente das possibilidades que a tecnologia em nuvem vem trazendo às empresas.
Mesmo que algumas empresas improvisem usando o Google Sheets, por exemplo, para criar uma solução que simule um CRM de mercado, isso só é válido se seu negócio ainda não tem como bancar um software específico e mais completo.
Independente desta decisão (que discutiremos novamente mais adiante), o objetivo de conhecer as respostas a estas perguntas é poder planejar como levar ao cliente certo exatamente o que ele deseja naqueles outros 4 quesitos: o quê, quando, preço e canal.
Com esses dados, que devem ser coletados em todos os pontos contato possíveis (pontos de venda, blogs, sites, mídias sociais, e-mail marketing, malas diretas, etc.) você poderá criar ofertas perfeitas para clusters de clientes (grupos com características bem específicas), acertando em cheio o que eles desejam e mostrando algo que todos gostam de ver demonstrado por parte de quem se relaciona com eles:
Mostrar que você o conhece profundamente e sabe o que ele quer!
Com isso você demonstra proximidade, gerando inicialmente surpresa (ao superar expectativas), seguida de fidelidade e podendo levar a lealdade.
Se uma consultoria em CRM te ajudar com isso, já será meio caminho andado!
Confira: Turbine a gestão de relacionamento com o cliente com o CRM
2- Como a consultoria de CRM faz você vender mais?
Ela não faz nada por você, ela mostra o caminho e você executa!
Para vender mais, o CRM te ajuda a pensar em ofertas com o MIX correto das respostas das perguntas lá de cima, levando a:
- Fazer seus clientes comprarem mais vezes (início da fidelidade)
- Seus clientes comprarem um valor maior em cada compra (aumento do ticket médio)
- Seus clientes de relacionarem com você por mais tempo (Incremento do LTV, consolidação da fidelidade possibilidade de desenvolver lealdade)
- Conquista de novos clientes (você conhece o perfil dos prospects ideais e os conquista com ofertas surpreendentes!)
Em resumo seria isso que você tem que fazer para vender mais:
- Conquistar novos clientes
- Fidelizá-los
- Torná-los leais
- Aumentar o ticket médio de compra
Faz bastante sentido, concorda?
OBS.: LTV, do inglês, Life Time Value, Valor do Tempo de Vida do Cliente, é quanto vale um cliente em termos monetários, transformado em valor presente tudo que ele pode gastar com sua empresa ao longo do relacionamento com ele.
Veja também: 7 técnicas de aplicação do CRM para geração de leads
Que sistema de CRM usar em seu negócio?
Como dissemos mais atrás, uma boa consultoria também deve te ajudar a escolher o melhor sistema de CRM dentro das possibilidades de sua empresa.
Um dos mais famosos e conceituados Softwares de CRM a sua disposição no mercado é o renomado Salesforce.
Considerado uma solução completa, ele integra vários módulos e fornece as informações corretas e atualizadas para as pessoas certas na sua empresa, em tempo real e com acesso remoto, trazendo muito mais produtividade e assertividade para implementar as estratégias que comentamos em nosso texto.
Na Safetec, encontramos sempre a melhor solução de tecnologia em nuvem para nossos clientes. Visite nossa página de cases de sucesso e veja quantas empresas já se beneficiaram de nossa consultoria como Cloud Advisor. Acesse: CASES de sucesso Safetec.
Se preferir, veja um case em que a implementação do CRM fez toda a diferença no Hospital Samaritano. Acesse: CASE Hospital Samaritano.