Você sabe diferenciar um gerente de um líder? Bem, o gerente é um centralizador, muitas vezes rígido e apegado às regras. Já um líder é democrático, dá voz aos seus liderados e os faz crescer junto com ele e a empresa.
Para muitas organizações, estruturar uma liderança de vendas que seja eficiente e eficaz é bem complicado. A sobrecarga de atividades na responsabilidade do gerente de vendas acaba por deixar lacunas em algumas outras áreas, o que impede que ele se torne um líder de vendas.
No entanto, para que os gerentes tornem-se líderes, as organizações podem contar com algumas plataformas de CRM, que os ajudam a desenvolver competências como: transparência, eficiência e acessibilidade. Preparamos três passos para você transformar a gerência em liderança, na sua empresa.
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AUMENTE A TRANSPARÊNCIA
Para muitas organizações, enxergar a posição do lead nas etapas do funil é algo bastante difícil. O processo percorrido por um cliente, desde a pesquisa até a compra, mudou. O consumidor está cada vez mais atento e exigente, quer sempre mais informações. E, para as equipes de vendas, compreender e gerenciar as etapas desse processo pode ser um tanto complexo. Os líderes de vendas devem conseguir entender rapidamente, em qualquer ponto do ciclo de vendas, o progresso de suas equipes em relação às metas.
Um CRM, como a Salesforce, oferece aos líderes informações valiosas sobre quantos negócios estão no pipeline, onde os clientes em potencial estão no ciclo de vendas e exatamente há quanto tempo estão nessa posição. Esse tipo de informação permite que os líderes de vendas identifiquem os problemas antes que eles surjam e ofereçam ajuda aos membros da equipe com negócios paralisados no pipeline. A ferramenta otimiza esses processos, visto que você dispõe de registros para cada um de seus leads e neles estão todas as informações relevantes sobre cada atividade de um cliente em potencial e as interações de sua equipe de vendas com essa pessoa. Todos esses dados e registros compõem uma visão única e completa de seu processo de venda com um nível de detalhamento incrível, além de aumentar consideravelmente o seu pipeline de vendas.
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MELHORE A EFICIÊNCIA
O grande aspecto que diferencia um líder de vendas de um gerente, chama-se: efetividade. Um líder de vendas tem a capacidade de agir imediatamente quando necessário, toma decisões certas, isso porque eles enxergam melhor o desenvolvimento do processo.
O líder de vendas de hoje tem acesso a informações preciosas sobre seus leads, o que lhe permite executar manobras fantásticas em sua estratégia. Mas simplesmente ter acesso às informações não resolve tudo, elas devem ser analisadas de forma correta em seu conjunto, precisam ser filtradas para então serem utilizadas da maneira mais eficaz.
A plataforma de CRM da Salesforce é efetiva na entrega desses dados. Equipes de vendas munidas de um sistema como este contam com perfis sólidos sobre todos os seus clientes em potencial, compilados de dezenas de fontes e organizados em uma visão única e coerente que posiciona as informações mais relevantes em destaque. Hoje, pela primeira vez, os representantes de vendas têm uma visão realmente completa sobre cada cliente atual e em potencial. Com todos esses dados, os líderes de vendas podem treinar seus representantes para que estes ofereçam a experiência de compra personalizada que os clientes em potencial esperam e exigem.
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INVISTA EM ACESSIBILIDADE
As equipes de vendas modernas são mais colaborativas e têm uma atmosfera de trabalho que as permite alavancar o conhecimento de todos para superar vendedores menos conectados. A possibilidade de vendedores trocarem informações sobre os leads, tirarem dúvidas e interagirem é fundamental para otimização de tempo, além de minimizar erros e retrabalhos.
Os líderes de vendas precisam estar atentos a toda movimentação do processo de vendas e estar sempre disponíveis para trocar informações e tirar dúvidas a qualquer momento, sem perder tempo, afinal, tempo é dinheiro. O que é recorrente nas equipes de vendas tradicionais é a falha na comunicação, o gerente de vendas pode passar horas ou dias para responder o questionamento de um vendedor, o que pode acarretar atraso no processo.
A Salesforce oferece aos líderes e vendedores mais mobilidades. Os dados não estão presos no escritório, eles estão na nuvem, assim o líder pode acompanhar os processos de sua equipe além das paredes da empresa e os vendedores podem vender em qualquer lugar. Seja em uma viagem de negócios ou em uma reunião externa, pelo smartphone, tablet, notebook ou qualquer outro aparelho.
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