O que é ERP e CRM: mais produtividade e vendas em sua empresa

o que é ERP e CRM

Se você deseja saber o que é ERP e CRM, é porque está interessado em conhecer softwares de gestão empresarial e ferramentas de gerenciamento que possam ajudar a melhorar o desempenho e a produtividade em sua empresa.

Mas antes de entrar em detalhes, falando de ERP ou CRM, o primeiro passo é saber o que significa ERP e CRM originalmente, traduzindo estas duas siglas do inglês, veja:

  • ERP: Enterprise Resource Planning ou, em uma tradução livre, Planejamento de Recursos Empresariais.
  • CRM: Costumer Relationship Management, isto é, Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Agora que você já entendeu o que significa ERP e CRM em português, será preciso definir uma série de conceitos e aplicações destas duas importantes ferramentas de TI.

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Veja mais: Está na hora de usar uma ferramenta ERP em sua empresa?

O que é ERP e CRM e como podem ajudar sua empresa

Seja ERP ou CRM, estas duas ferramentas de gestão podem trazer excelentes resultados para seu negócio, principalmente se bem dimensionadas para as necessidades da empresa.

Fique atento aos parágrafos seguintes e descubra o que é ERP e CRM de uma forma simples e direta, que você vai entender sem complicações.

O que é ERP

Apesar da tradução da sigla falar em Planejamento de Recursos Empresariais, ERP é um sistema que integra os diversos aplicativos da empresa em uma plataforma integrada, acessível por todos (mediante permissões de acesso, quando necessário), trazendo grande transparência e agilidade ao fluxo de informações.

Assim os dados de marketing estarão disponíveis para vendas e finanças, e vice-versa, assim como estoques, expedição, logística, contabilidade e até CRM – por que não? – entre outros softwares.

Em outras palavras: muitas empresas usam diversos sistemas separados para gerenciar diferentes departamento e atividades. Com uma ferramenta ERP, o objetivo é integrar todos esses sistemas em uma plataforma única, potencializando a comunicação interna da empresa, e o trabalho em equipe, gerando também muito mais rapidez no processo de tomada de decisão organizacional, pois a diretoria terá acesso ágil a todas as informações estratégicas que precisa, em tempo real.

Dados divulgados pela SAP e pelo Aberdeen Group mostram que empresas que usam o ERP da melhor maneira possível, conseguem 91% de retenção de clientes e declaram que 60% delas tem aumento de lucratividade. Além disso, um ERP baseado na nuvem, do tipo SaaS, tem um custo acessível para 75% das empresas pesquisadas.

Estes e outros dados têm mostrado as vantagens de um sistema ERP para pequenas empresas, e não apenas médias ou grandes, como muitos pensam.

Veja também: 12 dicas de melhoria da produtividade com ajuda de apps

O que é CRM

Agora que você já entendeu o que é ERP, e o CRM, o que é? Vamos explicar tudo para você agora mesmo!

Como comentamos, CRM significa Gestão do Relacionamento com o Cliente.

Seu objetivo é aumentar a lucratividade da empresa de várias formas:
  • Conquistando novos clientes
  • Fazendo os clientes atuais comprarem mais vezes
  • Gastarem mais a cada compra
  • Comprarem mais produtos ou serviços em cada compra
  • Se relacionarem com a empresa por mais tempo

Para isso, os sistemas de CRM proporcionam maneiras de captar, arquivar, tratar, consultar e analisar dados e informações sobre o cliente, para que sua empresa possa conhecê-los melhor e saber exatamente o que necessitam e desejam, para entender melhor, funciona como uma espécie de BI.

Assim, dando inteligência ao seu negócio, será possível sempre surpreendê-los com um excelente atendimento e ofertas certeiras, que representam exatamente o que eles querem para resolver suas “dores” de cliente, o que vai promover sua fidelização.

Sistemas de CRM normalmente com:
  • Cadastro de dados de clientes centralizado
  • Funil de vendas
  • Agenda compartilhada
  • Histórico do relacionamento com os clientes
  • Follow-up com lembretes via e-mail e mensagens de texto
  • Filtros para análise de dados sobre os clientes
  • Relatórios completos e fáceis de interpretar

Com isso, o gerente de vendas poderá ter um maior controle de sua equipe, um entendimento de quantas negociações e contatos estão ocorrendo, prever vendas futuras, saber os compromissos de cada vendedor, analisar KPIs, determinar comissões e muito mais, tudo em tempo real e com informações confiáveis e atualizadas. Podendo com isso, focar no que interessa: vender mais!

Saiba mais: Afinal, o que é o sistema CRM mesmo?

Agora que você já entendeu o que é ERP e CRM, confira um case de sucesso.

Case Magnun Tires

A Magnun Tires é uma empresa importadora e distribuidora de pneus e câmaras de ar. Com o crescimento e sucesso do negócio, decidiu que era hora de implantar um CRM na empresa, sem que isso afetasse o ERP já existente. Isto é: os dois sistemas deveriam se integrar perfeitamente.

Seus objetivos eram oferecer uma experiência de vendas mais ágil para seus consultores, otimizar processos de negócios, usar uma solução em nuvem e eliminar a baixa produtividade.

Para conseguir tudo isso, a Safetec ajudou a empresar a escolher a solução de CRM mais adequada para seu caso, o Salesforce, obtendo resultados surpreendentes, como aumento de produtividade e vendas de até 40%.

Veja aqui mais detalhes desta história: Caso de sucesso Magnum Tires e Salesforce

Quer saber mais sobre o que é ERP e CRM?

Assista a este vídeo:

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