Como criar uma planilha de CRM utilizando Google Planilhas?

Se você for uma pequena empresa que quer implementar um Sistema de Relacionamento com o Cliente (CRM) para ajudar a gerir suas perspectivas de vendas, mas não quer gastar muito dinheiro para fazê-lo, este é o artigo para você. Você verá como uma Planilha de CRM pode ser rápida de fazer e ágil de usar.
E isso pode ser feito tanto com cadastro de clientes no Google Planilhas, como com um CRM no Excel, com o mesmo objetivo.
Mas, talvez você se pergunte: Por que uma empresa de pequeno porte estaria interessada em um sistema de CRM e quais são os benefícios?
Bem, um sistema de CRM ajudará a garantir que você forneça perspectivas de vendas com as informações corretas quando necessário, ajudando, inclusive, a melhorar seu planejamento de vendas.
Além disso, ao melhorar o seu follow-up com perspectivas, isto irá levá-lo a obter mais clientes novos, maiores receitas e ganhos adicionais para o seu negócio. Que pequeno empresário não deseja isso?
Então por que comprar um sistema de CRM e não construir o seu próprio, por meio de uma planilha de CRM? Há muitos benefícios para a construção de seu próprio sistema:
  • Custo (que pode ser livre!)
  • Flexibilidade
  • Personalização
  • Facilidade de uso
Mas como construir seu próprio sistema? É isso que vamos mostrar para você nesta postagem: como criar cadastro de clientes no Google Planilhas, confira!
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Passo a Passo de como fazer uma Planilha de CRM no Google planilhas

Um ótimo lugar para começar é o Google Planilhas.  Mas é importante notar que se você quiser fazer um CRM no Excel, os campos e dados serão os mesmo.
Ao usar o Google Planilhas você pode construir seu próprio sistema de CRM em uma plataforma que permitirá o compartilhamento e edição ao mesmo tempo por muitos usuários. O que isto significa é que se ambos Roberto e Jonas estão usando o sistema CRM ao mesmo tempo e se o Roberto insere algumas informações novas na planilha de CRM, o Jonas vai ver imediatamente as alterações. Esta é uma da grandes vantagens do GoogleSpreadsheets, também chamado de Google Planilhas.
A utilização do Google Planilhas também permite fornecer diferentes configurações de privilégios para pessoas distintas e permite que você baixe todos os dados que desejar. O recurso de download é muito útil pois qualquer usuário pode fazer download de qualquer parte do documento e modificá-lo para fins de análise, sem afetar os dados da planilha de CRM ou do Cadastro de Clientes no Google Planilhas.

Que informação deve ser incluída?

Nesta nova realidade, para criar o CRM dentro do Google Planilhas, você precisa apenas criar uma planilha de CRM para armazenar todos os dados de clientes potenciais. Dentro dessa planilha você deve incluir os seguintes campos:

 

  • Dados Cliente – nome do contato, e-mail, número de telefone, nome da empresa
  • Fonte da Oportunidade – uma nota de onde veio a oportunidade para que você saiba quais atividades de marketing estão trabalhando e dando maior resultado
  • Código de ações futuras – um sistema de número para as diferentes ações necessárias a serem tomadas com uma oportunidade
  • Data da próxima ação – a data em que a próxima ação precisa ser tomada
  • Histórico – uma célula grande, onde você pode registrar todos os contatos e discussões realizadas com o cliente, anotando qualquer um dos ação importante que foi realizada e em que data estes eventos ocorreram
  • Estágio da oportunidade – um sistema de numeração para controlar o estágio de fechamento de uma determinada oportunidade. Como exemplo, poderia ser o seguinte sistema:
    • 1 = conscientes, mas não interessa.
    • 2 = interessado.
    • 3 = compromisso verbal de compra.
    • 4 = comprou.

Este é apenas o sistema de numeração que eu uso, mas você pode criar seu próprio sistema de numeração adequado ao seu negócio.

  • Tamanho estimado da oportunidade – uma estimativa de quão grande é a oportunidade de vendas. Eu sempre gravo este número como a projeção de vendas anuais em perspectiva, mas isso poderia ser modificado para o que for aplicável ao seu negócio.
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Os campos de entrada acima são o que eu recomendo, mas qualquer campo de entrada que é relevante para o seu negócio poderia ser acrescentado. Se depois de usar o sistema você identifique que está faltando um campo, é fácil adiciona-lo à planilha de CRM ou ao cadastro de clientes no Google DOC.
As opções são infinitas. É por isso que criar seu próprio sistema de CRM dentro do Google Planilhas é uma ótima opção para pequenas empresas.

Vantagens  de criar um cadastro de clientes no Google Planilhas

Usando uma planilha no Google Planilhas para criar este método, permite grande funcionalidade dado o recurso de classificação dentro do Google Planilhas, que funciona como um verdadeiro gerenciador de documentos.
Você pode classificar os dados por qualquer campo que você deseja. Então, se você quiser encontrar todas as perspectivas que exigem uma ação a ser tomada, você pode classificar por o próximo campo de ação data. Ou se você quiser saber quais as perspectivas representam a maior oportunidade de vendas, você pode pesquisar pelo campo estimada oportunidade tamanho. Você começa a ideia.
Usando uma planilha também permite criar outras planilhas para resumir os dados de todos os seus potenciais clientes. Assim, por exemplo, se você quiser saber o tamanho total das oportunidades, você pode calcular com uma fórmula simples em outra planilha dentro do Google Planilhas.
Ou talvez você quer saber o número de empresas que você precisa tomar uma determinada ação, pode facilmente classificá-las. Novamente, isso pode ser feito com uma fórmula simples usando funções de data. Ou talvez você quer saber o número de perspectivas que estão em uma determinada fase do seu ciclo de vendas.
Uma função simples permitirá que você faça isso.

Menor custo

O Google Planilhas pode fornecer todas a funcionalidades de um sistema de CRM básico, mas com maior flexibilidade e a custo zero. Além disso, este tipo de sistema vai melhorar seus resultados de vendas, resultando em um aumento considerável nos lucros. Eu garanto isso.
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