Consultoria de CRM: conhecer, conquistar e fidelizar clientes

O que uma consultoria de CRM poderia fazer por sua empresa? Bom, vamos começar alinhando definições: o que é CRM mesmo?

CRM: Customer Relationship Management, que significa Gestão do Relacionamento com o Cliente em nosso idioma, é uma maneira de direcionar seu negócio ao cliente, colocando-o como foco de suas atenções, aquele que precisa ser conhecido para que se possam atender suas expectativas com o objetivo de gerar lucro para uma empresa. Concorda?

Bem, partindo deste princípio, repetimos a pergunta:

Como uma consultoria de CRM pode ajudar seu negócio?

Dentre muitas outras atividades, podemos destacar:

  1. Ajudar a conhecer melhor seu cliente (e suas expectativas)
  2. Ajudar a usar essas informações para gerar mais lucros
  3. Ajudar a definir um sistema de CRM adequado para o seu negócio

Vamos entender isso melhor?

Como-o-CRM-Ajuda-na-Expansão-de-seus-Negócios

Saiba mais: CRM em marketing: estratégia para a lealdade do cliente

Consultoria de CRM auxiliando a vender mais

Muito mais que meramente melhorar seu atendimento ao cliente, uma consultoria em CRM deve ser capaz de ir mais fundo e descobrir como surpreendê-lo sempre!

1- Conhecendo melhor seu cliente

É preciso saber responder a estas 5 perguntas fundamentais:

  1. Quem quer comprar?
  2. Que produto seu cliente quer comprar?
  3. Quando ele quer comprar?
  4. Quanto está disposto a pagar?
  5. Que canal quer usar?

Para isso, não se iluda, você vai precisar do auxílio da tecnologia, principalmente das possibilidades que a tecnologia em nuvem vem trazendo às empresas.

Mesmo que algumas empresas improvisem usando o Google Sheets, por exemplo, para criar uma solução que simule um CRM de mercado, isso só é válido se seu negócio ainda não tem como bancar um software específico e mais completo.

Independente desta decisão (que discutiremos novamente mais adiante), o objetivo de conhecer as respostas a estas perguntas é poder planejar como levar ao cliente certo exatamente o que ele deseja naqueles outros 4 quesitos: o quê, quando, preço e canal.

Com esses dados, que devem ser coletados em todos os pontos contato possíveis (pontos de venda, blogs, sites, mídias sociais, e-mail marketing, malas diretas, etc.) você poderá criar ofertas perfeitas para clusters de clientes (grupos com características bem específicas), acertando em cheio o que eles desejam e mostrando algo que todos gostam de ver demonstrado por parte de quem se relaciona com eles:

Mostrar que você o conhece profundamente e sabe o que ele quer!

Com isso você demonstra proximidade, gerando inicialmente surpresa (ao superar expectativas), seguida de fidelidade e podendo levar a lealdade.

Se uma consultoria em CRM te ajudar com isso, já será meio caminho andado!

Confira: Turbine a gestão de relacionamento com o cliente com o CRM

2- Como a consultoria de CRM faz você vender mais?

Ela não faz nada por você, ela mostra o caminho e você executa!

Para vender mais, o CRM te ajuda a pensar em ofertas com o MIX correto das respostas das perguntas lá de cima, levando a:

  • Fazer seus clientes comprarem mais vezes (início da fidelidade)
  • Seus clientes comprarem um valor maior em cada compra (aumento do ticket médio)
  • Seus clientes de relacionarem com você por mais tempo (Incremento do LTV, consolidação da fidelidade possibilidade de desenvolver lealdade)
  • Conquista de novos clientes (você conhece o perfil dos prospects ideais e os conquista com ofertas surpreendentes!)

Em resumo seria isso que você tem que fazer para vender mais:

  1. Conquistar novos clientes
  2. Fidelizá-los
  3. Torná-los leais
  4. Aumentar o ticket médio de compra

Faz bastante sentido, concorda?

OBS.: LTV, do inglês, Life Time Value, Valor do Tempo de Vida do Cliente, é quanto vale um cliente em termos monetários, transformado em valor presente tudo que ele pode gastar com sua empresa ao longo do relacionamento com ele.

Veja também: 7 técnicas de aplicação do CRM para geração de leads

Que sistema de CRM usar em seu negócio?

Como dissemos mais atrás, uma boa consultoria também deve te ajudar a escolher o melhor sistema de CRM dentro das possibilidades de sua empresa.

Um dos mais famosos e conceituados Softwares de CRM a sua disposição no mercado é o renomado Salesforce.

Considerado uma solução completa, ele integra vários módulos e fornece as informações corretas e atualizadas para as pessoas certas na sua empresa, em tempo real e com acesso remoto, trazendo muito mais produtividade e assertividade para implementar as estratégias que comentamos em nosso texto.

Na Safetec, encontramos sempre a melhor solução de tecnologia em nuvem para nossos clientes. Visite nossa página de cases de sucesso e veja quantas empresas já se beneficiaram de nossa consultoria como Cloud Advisor. Acesse: CASES de sucesso Safetec.

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Se preferir, veja um case em que a implementação do CRM fez toda a diferença no Hospital Samaritano. Acesse: CASE Hospital Samaritano.

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