Produtividade e lucratividade em alta com a nuvem e um bom CRM

vantagens do CRM

O mundo digital e a tecnologia nas empresas são fatores muitas vezes associados simplesmente a tendências – quase como um modismo. Entretanto, isso não é suficiente para convencer empresários de maior tarimba ou aqueles que não estão habituados a sistemas desse grau de inovação. É preciso fatos… e fatos, quando falamos em negócio, significam maior produtividade e lucratividade.

Essa duas palavrinhas são a chave que proporciona a qualquer empresa um horizonte de crescimento e sustentabilidade. A produtividade, em especial, acaba sendo convertida em lucratividade, quando pode ser plenamente capturada pelo empreendimento sob o ponto de vista financeiro. Para tanto, é necessário organização: aí entra um bom CRM.
O cloud computing ainda é uma área nebulosa para muitos empresários. Quase todos eles sabem que é uma “tendência”, mas até aí, o tablet também era, assim como os palm tops antes dele e as agendas de bolso ainda anteriormente. Esses devices tinham (ou têm, no caso do tablet) algo em comum: empresas não conseguiram convertê-los em algo que refletisse positivamente na produtividade e lucratividade. Como resultado, foram tratados apenas como mais uma “novidade para impressionar clientes”.
Esse não foi o caso do CRM… e certamente não será o caso do cloud computing.

Comprovando o potencial do CRM na nuvem

Ok, empresas produtoras de tablets e dos demais gadgets citados logo acima também argumentaram, incessantemente, que seus produtos levariam a uma nova era de produtividade e praticidade. Contudo, ao contrário de desenvolvedores de CRMs e empresas que oferecem serviços na nuvem, elas se ocuparam demais em mostrar para empresas os mesmos benefícios que mostraram ao consumidor.
Uma empresa só precisa de praticidade se isso puder ser mensurado como economia ou maior produtividade em seus números.
Pode parecer cínico, mas é imprescindível que qualquer nova tecnologia ou tendência prove seu potencial de lucros antes de realmente fazer parte do mundo corporativo. Até em temas relacionados à saúde e ao bem-estar, como a ergonomia, empresas somente vieram a se preocupar e investir no tópico a partir do momento que ficou comprovada a relação entre conforto e saúde do trabalhador e maior produtividade e lucratividade.
O mesmo ocorreu com o CRM – uma forma “hype” de controlar e gerenciar as vendas e relações comerciais de uma empresa no início, acabou provando sua utilidade ao permitir que equipes de vendas gastassem mais tempo vendendo, e ainda por cima de forma mais direta e inteligente.
Em relação ao cloud computing, pioneiros que acreditaram na tecnologia imediatamente reduziram de forma brutal seus custos com equipes de TI “in house”, além de economizar em instalações para manter servidores, em espaço para o mesmo fim e também em segurança, uma vez que os sistemas mantidos por grandes provedores de cloud computing possuem rotinas de segurança de dados muito mais avançadas e eficazes do que aquelas desenvolvidas “em casa”.

4 maneiras de promover produtividade e lucratividade com o CRM e a cloud

Ainda soa um pouco genérico, mas vamos um pouco mais além – como uma empresa pode elevar sua lucratividade utilizando essas novas tecnologias de modo ostensivo? Bem, as possibilidades são inúmeras, mas quatro delas já se tornaram evidentes no mercado.

1. Maior segurança

Plataformas de CRM mais poderosas, e na nuvem, permitiram a empresas gerenciar o armazenamento de dados de clientes com maior segurança, de forma mais rápida e seguindo padrões mundiais de segurança e autenticação de dados. Ao contrário de outros procedimentos, data centers modernos de empresas de cloud computing armazenam dados de sua clientela de forma semelhante àquela adotada pelas maiores empresas de tecnologia do mundo (algumas delas, inclusive, provedoras de serviços de cloud computing, como Google, Oracle, IBM, Microsoft e outras).
Com um ambiente mais seguro para os dados de clientes e de vendas, gastos com medidas de contenção e suporte de TI caíram vertiginosamente, além da necessidade de atendimento e resolução de problemas com clientes (que também gerava custos imensos com sistemas de suporte, call centers e técnicos especializados).

2. Tomada de decisões

Os dados em tempo real proporcionados por sistemas e bancos de dados na nuvem oferecem informações e inteligência cada vez maior para que gestores tomem as decisões corretas, e de maneira mais rápida. A nuvem passou a permitir que empresas pudessem contar com uma série de dados e análises instantâneos, entre eles:
  • Dados e estatísticas sobre o comportamento do consumidor.
  • Informações em tempo real sobre a concorrência.
  • Tendências mais claras, com base em dados que estão disponíveis no mesmo minuto de sua consulta.
  • Informações atualizadas frequentemente a respeito da performance e desempenho.
O CRM, hoje uma plataforma que também acompanhou o cloud computing, recebe e troca dados sobre produtos, leads, prospects, negociações, vendas, pedidos e até mesmo informações subjetivas, que dentro de um horizonte de tempo acabam se transformando em estatísticas e projeções claras e objetivas.

3. Produtividade em campo

Muitas empresas tinham a mesma reclamação em relação a equipes de vendas: a falta de controle dos representantes e vendedores em campo. Problemas de comunicação passam a ser solucionados por meio da nuvem e uma garantia de acesso à informação em tempo real.
  • Relatórios produzidos de forma instantânea
  • Acesso a bancos de dados remotamente
  • Bases de conhecimento online para apoio a equipes externas e vendedores em trânsito
  • Comunicação e colaboração na nuvem
  • Suporte imediato ao cliente
  • Emissão de pedidos em tempo real
  • Verificação de estoques à distância
Se somarmos essas vantagens, é possível dizer que vendas que se baseavam em consultas e acompanhamentos que levavam dias ou mesmo semanas podem ser resolvidas em questão de segundos. Menos viagens, despesas de representação, gastos com papel e documentação, ligações e chamadas e, claro, menos paciência exigida daquele que, no final das contas, garante seu lucro no final da cadeia: o cliente.

4. Leads mais qualificados

Gerar novos leads é uma tarefa que é ostensiva, mas não complexa. Gerar leads de qualidade é algo realmente difícil. Com a comunicação e os meios oferecidos pelo advento do cloud computing e novos módulos de funcionalidades de programas de CRM, separar leads que realmente possuem chances de conversão daqueles que apenas “enchiam planilhas de contatos” se tornou algo mais simples e mais rápido.
O estudo do comportamento e a verificação de dados e hábitos de leads proporcionou aos usuários de novas tecnologias na nuvem uma chance de se livrar daqueles leads que apenas geravam mais carga de trabalho para equipes de vendas – sem proporcionar qualquer incremento no lucro das empresas.

A tendência, com o avanço das redes sociais e a democratização da internet, é que os detentores de tecnologias de ponta em customer relationship e cloud computing se destaquem cada vez mais de concorrentes que insistem em métodos antiquados e ultrapassado de gestão de seus leads. 

 

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