Avaliação de fornecedores em tecnologia: 6 dicas imperdíveis

DevOps

A etapa de seleção de fornecedores é uma das mais importantes quando falamos de gestão de fornecedores. Afinal, é através desta seleção que você definirá quais são os melhores para realizar a contratação e firmar parceria.

O processo de seleção tende a ser ainda mais rigoroso quando falamos de fornecedores de tecnologia, pois atualmente tudo o que fazemos está relacionado a ela e qualquer escolha errada pode trazer consequências negativas para a sua empresa.

Por isso, neste artigo vamos te mostrar o que você deve avaliar ao selecionar fornecedores de tecnologia para a sua empresa. 

Por que avaliar fornecedores de TI?

Conforme mencionamos anteriormente, hoje em dia, a maioria das empresas dependem da tecnologia para existir. 

A área de TI é capaz de tomar decisões importantes e resolver problemas que podem até mesmo impedir o funcionamento da empresa e atrapalhar o trabalho de outras áreas. 

Por exemplo: A área de tecnologia é a responsável por trabalhar no desenvolvimento de um novo produto ou software, resolver falhas no sistema, impedir ciberataques, entre outras coisas. 

Por isso, avaliar da melhor forma possível fornecedores de TI é imprescindível para a sua empresa. 

O que deve ser observado ao selecionar um fornecedor de TI?

Agora que você já sabe qual é a importância de avaliar fornecedores de TI, veja abaixo 6 tópicos que você deve observar ao selecionar um fornecedor de tecnologia. 

Defina critérios

Quando você estiver avaliando os fornecedores de TI para selecioná-los, você precisa definir alguns critérios que você tem em mente para que essa parceria funcione bem.

Em TI, é mais comum do que você imagina as empresas enfrentarem problemas durante a implantação de uma solução. 

Por isso, você deve definir, em contrato, que sempre que houver uma falha no sistema, um profissional vai estar à disposição da sua empresa para ajudar no que for necessário na resolução do problema. 

Além de também oferecer um treinamento para que a equipe interna da empresa esteja preparada para lidar com imprevistos e entender melhor como funciona a solução implementada.  

Se o fornecedor não estiver disposto a fazer nada do que você solicitou, significa que quando você estiver realmente passando por esses problemas, terá que lidar com um tempo de pausa nas operações muito maior do que deseja até que ele seja resolvido.

A preocupação em oferecer um bom serviço tem que vir desde o primeiro contato, se isso não acontece, é sinal de que é melhor não seguir adiante com a parceria.

Peça referências, cheque informações

Essa dica vale tanto para avaliar fornecedores de TI quanto para outros tipos de fornecedores.  Afinal, como vivemos na era da informação, podemos encontrar tudo o que queremos em apenas um clique.

Por isso, ao analisar fornecedores de TI, peça referências de antigos clientes, cheque informações em suas páginas profissionais ou até mesmo no Google. 

Se você ver que aquele fornecedor tem reclamações de pessoas que já contrataram os seus serviços, não se arrisque, procure outra empresa com avaliações positivas. Afinal, você pode ser o próximo a ter problemas com ele.

Agora, se a empresa tiver avaliações positivas, se possível, entre em contato com esses clientes e pergunte como era a qualidade dos serviços prestados pelo fornecedor em questão.

Alguns exemplos de perguntas são:

  • O fornecedor cumpria com os prazos?
  • Houve a devida assistência durante e após a implantação?
  • Você recomenda esse fornecedor?

Exija um serviço de qualidade

Se estamos falando de tecnologia, não existe nada mais justo do que exigir do fornecedor de TI um serviço de extrema qualidade para a sua empresa sair em vantagem em relação à concorrência.

Deixe claro desde o início ao seu fornecedor que você espera receber soluções que não somente oferecem os recursos necessários e atualizados, mas que também sejam capazes de funcionar bem com outras tecnologias.

Afinal, lembre-se: vivemos na era da tecnologia, onde tudo está em constante evolução e uma solução não integrada, acaba ficando para trás.

Certifique-se da experiência da equipe 

Quando você quer saber se um profissional realmente sabe fazer o que ele diz saber, o que você faz?

Geralmente, quando empresas querem saber se um possível contratado é qualificado, elas pesquisam sobre as suas certificações e quando falamos de profissionais de TI, as certificações são muito importantes.

Por isso, ao avaliar um fornecedor em TI, solicite a ele informações sobre as certificações de sua equipe. Um profissional com um bom número de certificações atualizadas é capaz de prestar um serviço de qualidade e trazer ótimos insights para resolver os problemas da sua empresa. 

Atendimento: o primeiro contato faz a diferença 

Sabe aquele ditado que diz “a primeira impressão é a que fica”? 

Isso realmente importa. Para classificar se um fornecedor de TI é ágil e prestativo, você deve avaliar como foi o atendimento em seu primeiro contato com ele.

O atendimento foi rápido e respondeu a todas as dúvidas que você tinha? O atendimento foi por telefone, e-mail ou redes sociais? Qual dos canais possui um tempo médio de resposta mais curto?

Pode não parecer, mas essas informações são essenciais e dizem respeito ao atendimento que você terá se decidir fechar negócio com esse fornecedor. 

Consulte os diferenciais

Outro ponto importante quando falamos de fornecedores de tecnologia é entender quais são os diferenciais que ele apresenta.

Se os fornecedores forem especializados no segmento de atuação da sua empresa, isso é um ponto positivo e garante que eles serão capazes de trazer lucratividade, visto que eles são especialistas no assunto.

Agora, se for um fornecedor que oferece a mesma solução para diferentes áreas, é melhor ficar atento, pois talvez não seja a melhor escolha para a sua empresa. 

Conclusão 

Avaliar fornecedores é sempre importante. E ao longo deste artigo você pôde entender como você pode fazer uma boa avaliação de fornecedores de TI para a sua empresa.

Com uma boa avaliação, as vantagens para a sua organização são diversas, como por exemplo:

  • Redução de custos;
  • Produtos e serviços alinhados às demandas do mercado;
  • Otimização dos processos internos.

Esperamos que ao concluir a leitura deste artigo você se sinta preparado para avaliar os seus fornecedores de TI. 

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